Escreva cartas no Século XXI

Cinthia Dalla Valle
3 min readMar 27, 2019

--

O fato é que estamos com a nossa caixinha de correspondências quase vazia! Nem mesmo as contas a gente recebe mais por lá! Um marasmo total.

Para suprir essa necessidade de receber alguma coisa na caixa de correspondências, algumas pessoas compram em sites do exterior, para não dizer chineses e para não dizer o site específico. O tempo médio de espera é de 3 meses, mas aquela sensação de quando a encomenda chega na nossa casa é indescritível, não é? Supera toda a longa espera.

Pode não ser o seu caso, mas sei que muita gente se identifica com o que estou falando.

Você lembra da sensação de receber uma carta?

Lembro bem dessa sensação maravilhosa! Quando eu tinha 12 anos, no auge da adolescência, me mudei de cidade e, quando recebi a primeira cartinha das minhas amigas, foi incrível! Se a carta pudesse ser resumida em uma frase, seria essa: “Você se mudou, mas a nossa amizade vai continuar a mesma”.

E foi exatamente assim que aconteceu. 26 anos depois, a nossa amizade continua igual, graças à primeira de muitas cartas que recebi e que escrevi também.

E a sensação de escrever e enviar uma carta, você lembra?

Tenho gravada na memória a dedicação tão linda (até desenho eu fazia!) enquanto eu escrevia as cartinhas para a Xuxa. Eu acreditava de verdade que elas estariam lá naquele monte que ela jogava para cima para pescar a carta da vez. Um misto de expectativa, excitação, esperança e amor. As cartas geram tudo isso e muito mais. Inclusive, ainda sei de cor o endereço da Xuxa: Rua Saturnino de Brito, 74, Jardim Botânico, Rio de Janeiro.

As cartas foram sendo substituídas.

Sei que hoje trocamos e-mails, mensagens, whatsApp, recados pelo Facebook e Instagram e, principalmente likes. A comunicação está sendo resumida a likes. Os comentários só quando estamos realmente a fim de expressar alguma coisa.

Por outro lado, a necessidade de as pessoas conversarem, trocarem ideias e conhecerem a fundo as marcas que consomem e os profissionais que elas seguem está crescendo.

Quem quer se diferenciar nesse mar de informações, produtos, marcas e profissionais está começando a enxergar o conteúdo como uma das estratégias mais fortes e eficazes para chegar e se aproximar do seu público.

Você já deve saber que a forma tradicional de propaganda não pode mais ser utilizada sozinha. São necessárias também ações de Marketing Digital. É aí que entra o conteúdo.

E onde as cartas entram nesse cenário?

As cartas representam o conteúdo hoje. Por exemplo, como é bom ver um artigo novo daquela pessoa que é referência para você! Mais sensacional ainda é poder interagir com esse profissional, comentando e recebendo sua resposta.

As cartas provocam reações, geralmente positivas, e é isso que o conteúdo gera. Expectativa, espera, surpresa, interação. Muito além dos likes, o bom conteúdo é capaz de alcançar engajamento, confiança, proximidade. As curtidas são apenas uma consequência dessa conquista.

Por tudo isso, a minha dica é escreva cartas!

Em formato de conteúdo e em formato de cartas mesmo. Com a sua letra, com as suas palavras e com a sua alma. Não existe presente mais personalizado do que esse, não acha?

--

--

Cinthia Dalla Valle
Cinthia Dalla Valle

Written by Cinthia Dalla Valle

Escritora e produtora de conteúdo com legado. Aqui estou começando a publicar textos literários mais intimistas e cheios de significado pra mim. Seja bem-vindo!

Responses (1)